Webmail
Acesso à Informação
Ouvidoria
Funcionamento: 08:00 às 12:00 | 13:30 às 17:30
(45) 3255-8000

Dados do Município

São Pedro do Iguaçu localiza-se na Mesorregião Oeste do Paraná e na Microrregião de Toledo. (Fonte: IBGE)


Área do Município:308,324 Km2.  (Fonte: IBGE)


População: 6.491 habitantes. (Fonte: IBGE - Censo 2010)


População estimada 2017: 6.286 habitantes. (Fonte: IBGE) 


Altitude Média: 560 metros.


Os limites do Município são:

Ao Norte: Toledo e Ouro Verde do Oeste;

Ao Sul: Vera Cruz do Oeste e Céu Azul;

Ao Oeste: São José das Palmeiras e Diamante do Oeste;

Ao Leste: Santa Tereza do Oeste.


RELEVO

O Município de São Pedro do Iguaçu possui um relevo 50% ondulado e 50% levemente ondulado, dada a sua localização sobre o espigão, que no extremo sul, serve de divisor de águas entre o rio São Francisco Falso - Braço Norte e o rio Santa Quitéria. Este espigão na direção leste-oeste, passa pela sede do Município, São Judas Tadeu, Santa Eliza, Aparadão e Luz Marina.


SOLO

O Município situa-se numa zona de basalto arenítico, possuindo solo do tipo latossolo roxo, tendo índices de PH favoráveis para a lavoura.


CLIMA

O clima do Município é do tipo subtropical úmido-brando, com a temperatura média de 25ºC, com regime pluviométrico que varia anualmente entre 1.900 a 2.600 mm/ano.


HIDROGRAFIA

O Município fica entre os rios Santa Quitéria, ao norte, e o São Franscisco Falso, ao Sul. O rio Santa Quitéria tem como afluentes os córregos São Pedro e Água do Cedro. O rio São Francisco Falso - Braço Norte tem como afluente o rio Corvo Branco que margeia quase todo o perímetro da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) da Cabeça do Cachorro. 


FAUNA

A fauna do Município é bem expressiva, podendo ser encontradas várias espécies de animais, como: Onça-Parda, Anta, Veado, Porco-do-Mato, Tatu, Capivara, Macaco-Prego, Quati, Lontras, Iraras, etc. O Município possui dentro de seus limites, uma Unidade de Conservação (Cabeça do Cachorro) que dá suporte para abrigo dessas e de outras espécies nativas da região. A avifauna encontra-se bastante reduzida, mas podemos encontrar aproximadamente 127 espécies de aves nativas no Município (levantamento IAP/2006).






















Atualizado em: 01/02/2018 10:16h