Conselheiros Tutelares de São Pedro do Iguaçu recebem capacitação sobre o SIPIA-CT.

Publicado em: 25/06/2024 17:21 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Assistência Social

Na última sexta-feira, dia 21 de junho, a Administração Pública, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou uma capacitação para os conselheiros tutelares de São Pedro do Iguaçu, eleitos para o mandato 2024/2027, sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA-CT).

O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) tem o objetivo de ser a principal ferramenta de trabalho dos conselheiros tutelares de todo o país. Nele são registrados os dados sobre violação de direitos humanos contra crianças e adolescentes, as respectivas medidas protetivas e os documentos expedidos aos órgãos do sistema de garantia de direitos, que são fontes de dados e informações para a gestão da política pública.

Além de proporcionar celeridade e segurança, a utilização do sistema permite a emissão de relatórios, o acompanhamento contínuo de crianças e adolescentes mesmo que mudem de município, bem como a continuidade do atendimento, mesmo que o conselheiro responsável pelo caso deixe de atuar.