História

Dados atualizados em 10/11/2020 16:03h.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO IGUAÇU




A colonização das terras do atual Município de São Pedro do Iguaçu teve início na década de 60, quando a colonizadora Benthein & Cia Ltda iniciou a venda de propriedades ao Banco do Estado do Paraná S/A – Banestado, dono de uma considerável área, através de títulos expedidos pelo Estado. Nesta década construíram as primeiras casas e barracos de pau-a-pique e fizeram as picadas. Não existia transporte, por isso iam até Santa Tereza e traziam nas costas 15 kg de mercadorias cada um.


Como contam os pioneiros, foi muito difícil para eles conseguirem alguma coisa, até que puderam derrubar a mata para fazer suas lavouras e iniciar o plantio de arroz, que era o único produto que tinha preço na época. O trabalho era todo braçal. A primeira mata a ser queimada no local situava-se mais ou menos da pracinha até o posto. Isto aconteceu em setembro de 1965, numa área de 06 (seis) alqueires.


Formada inicialmente pelos mineiros e nordestinos, a população são-pedrense ainda hoje tem como principal grupo étnico, os brasileiros da região Central e Nordeste, existindo também grupo teuto-germânico e italiano, oriundos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A origem étnica do Município é formada principalmente por italianos, mestiços, portugueses e alemães, o maior número de migrantes do Município vem do próprio estado do Paraná, seguido pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. O habitante nascido e o residente no Município de São Pedro do Iguaçu é chamado são-pedrense.


PIONEIROS


Alfredo Alves da Rocha, Ambrósio Elias Soares, Antônio Moreira Mendes, Bruno Happeke, Diolindo Córdova, Francisco Campos, Frederico Ferreira Lima, Ivo Heiss, José Antônio Lopes Iglesias, José Ascânio, Sebastião Alves da Rocha, Sebastião Córdova, Severino Ferreira Lima, Alcebíades dos Santos, Antônio José de Oliveira, Eugênio Antes, Manoel Henrique Sobrinho, Natalício Mendes da Silva, Adoneli José Santana, Euclides Longo, Alcides Antônio Miotto, Antônio Coelho de Miranda, Antônia de Morais Ascânio, André Goes de Oliveira, José Bernardi, José de Oliveira, Geni Gomes de Araújo, Erotides Pereira Farias, José Moreira dos Santos, Pedrinho Gallina, Clenilce Telles Lichtenthaler e outros.


Dentre os primeiros acontecimentos e funções que nossos pioneiros ocuparam destacaram-se:


• Primeira professora: Clenilce Telles Lichtenthaler

• Primeiro farmacêutico: Alcebíades dos Santos

• Primeira missa: 15 de junho de 1966 (rezada pelo Padre Marcelino Rison)

• Primeiro pároco: Padre Antônio Pajek


CARACTERÍSTICAS POLÍTICAS


Criado pela Lei Municipal nº 571/70 de 23/10/1970, o Distrito foi referendado como tal pela Lei Estadual nº 7211, de 17 de outubro de 1979. Passou a Distrito Judiciário pela Lei Estadual nº 8280, de 24 de janeiro de 1986. Tomou posse como subprefeito, o Sr. José Antônio de Oliveira, o popular “José Corretor”, no dia 08/11/1970.


O nome São Pedro, segundo consta, não foi dado por nenhum dos conhecidos fundadores do Distrito, mas sim por um senhor chamado Donato, que construiu a primeira casa na vila, no dia 29 de junho de 1963, dando ao local o nome do Santo do dia: São Pedro. O nome São Pedro do Iguaçu surgiu depois de várias discussões entre a comunidade e a Comissão Pró-Emancipação do Distrito, em torno do nome que seria dado ao novo Município. Na ocasião surgiram três nomes: São Pedro do Oeste, São Pedro do Paraná e São Pedro do Iguaçu, sendo este último acatado pela maioria de acordo com a sugestão do ex-professor Arthur Schlliter.


No dia 13 de maio de 1990, houve um plebiscito para verificar a opinião da comunidade em relação à emancipação política do Distrito. Fica assim criado o Município de São Pedro do Iguaçu pela Lei nº 9336, de 16 de julho de 1990. Ocorrendo a primeira eleição para prefeito e vereadores no dia 03 de outubro de 1992, sendo o total de eleitores de 5.504.


LISTA DE EX-PREFEITOS


• José Mendes de Souza (Gestão 1993-1996)

• Francisco Dantas de Souza Neto (Gestão 1997-2000)

• Francisco Dantas de Souza Neto (Gestão 2001-2004)

• Jurandir Alves de Oliveira (Gestão 2005-2008)

• Natal Nunes Maciel (Gestão 2009-2012)

• Natal Nunes Maciel (Gestão 2013-2016)


  











Arquivos

Nome Descrição Atualizado em: Download
História do Município de São Pedro do Iguaçu 03/04/2019 08:08