JUNHO VIOLETA - Combate à violência contra a pessoa idosa

 

Publicado em: 16/06/2021 16:16 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Assistência Social | Autor: Secretaria Municipal de Assistência Social

Whatsapp

 

“Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. É o que diz o artigo quarto do Estatuto do Idoso.   

E em alusão ao Junho Violeta, mês para alertar e conscientizar a população sobre a violência para com a pessoa idosa, o Município de São Pedro do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, incentiva uma reflexão mais profunda a respeito, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa. 

A iniciativa integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho. Em virtude da pandemia, provocada pela COVID-19, tem se agravado as denúncias e a violência tem aumentado gradativamente e isso acontece prioritariamente dentro de casa e que muitas não reconhecem a condição de vítimas.

A violência contra idosos pode ser denunciada gratuitamente pelo Disque 100 ou Disque 180, que é o principal canal de comunicação e pelo CREAS do Município no número 45-3255-1657.