São Pedro do Iguaçu Realiza o 1º Festival de Inverno.

Publicado em: 17/08/2022 10:57 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

Na segunda-feira (15) aconteceu no Centro Cultural Professora Janira Borges Correa o Primeiro Festival de Inverno de São Pedro do Iguaçu.

Neste primeiro Festival de Inverno, o público presente pode conferir as belas apresentações dos alunos da Oficina de Viola Caipira, que sob o comando do Professor Instrumentista Marcos Rafael Pires, tocaram canções como: Canoeiro, Peito Sadio e Pagode na Domingueira (Aloncin e Zé Carreiro, Raul Torres e Orquestra paranaense de Viola Caipira). Além da apresentação solo do aluno de viola caipira Cauã Felipe Mariano de Souza, que interpretou junto com o professor Marcos a música Menino da Porteira (Teddy Vieira).

O Canto Coral também marcou a estreia do Festival de Inverno. Já no início, o jovem Ângelo Manoel da Silva Meloca, fez uma brilhante apresentação solo tocando no piano a música Imagine (John Lenon e Yoko On).

Na sequência, os corais municipais cantaram e encantaram a todos com as interpretações musicais que fizeram. Os coralistas do Coro Infantil emocionaram com a apresentação das músicas Suite Capoeira e Como é Grande meu Amor por Você (composição de Roberto Carlos e arranjo de Djonatan Ledur). Por sua vez, o Coro Adulto impressionou trazendo ao palco a interpretação das músicas Vento (composição de Edson Gaúcho) e Xote das Meninas (composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas). Tanto o Coro Infantil quanto o Coro Adulto foram conduzidos pelas talentosas Regente Soraya Maria Schneider Rossoni e Pianista Erica Bonjour da Mata Epifânio. E, para finalizar a apresentação do canto coral, os coralistas do Coro Juvenil, conduzidos pelo Maestro Djonatan Ledur, interpretaram as músicas, Trem das Onze (composição de Adoniran Barbosa e arranjo de Djonatan Ledur) e Descobridor dos Sete Mares (composição de Gilson Mendonça e arranjo de Patrícia Costa).

Durante o tempo das apresentações culturais, estiveram expostos no hall de entrada da Casa da Cultura, telas de pinturas feitas pelos alunos que participam da Oficina de Pintura promovido pelo Departamento de Cultura. Verdadeiras obras de arte, manifestam o talento e a criatividade dos alunos que estão sob a responsabilidade do Professor Rafael Saragoça Ortolan.

Quem foi ao primeiro Festival de Inverno pode contemplar também a performance dos alunos da Oficina de Circo. A arte circense pode ser demonstrada pelos alunos na acolhida às pessoas logo na entrada à Casa da Cultura. A Oficina de Circo é desenvolvida pelo Professor Lauander Oliveira de Lima, com a coordenação de José Fernando Ferreira.

E para completar a noite o CTG Charrua, de Foz do Iguaçu, marcou presença com a apresentação de uma série de danças gauchescas lindíssimas.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, promotora do evento, manifesta seu agradecimento a todos que prestigiaram a programação do 1º Festival de Inverno.

Interessados em começar a participar das Oficinas de Viola Caipira, Canto Coral, Pintura e Circo, podem entrar em contato pelo telefone (45) 3255-8000 e falar com Taís.

Confira abaixo imagens do Festival