Informações e Boletins da Dengue

FORMA DE TRANSMISSÃO

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Normalmente o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39ºC a 40ºC), acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não há nenhuma vacina ou droga antiviral. Então, o único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito transmissor da dengue. Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e ficar atento ao acúmulo de água em locais abertos, adotando medidas como:

► Manter as caixas d`água e recipientes de coleta de água bem fechadas;

► Limpar e remover folhas das calhas, deixando-as sempre limpas;

► Evitar utilizar pratos e plantas que possam acumular água parada;

► Tratar a água da piscina com cloro e limpar uma vez por semana;

► Lavar as vasilhas de animais com esponja e sabão;

► Jogar no lixo objetos que possam acumular água como: latas, tampas de garrafa, casca de ovo, copos descartáveis.

DÚVIDAS E DENÚNCIAS

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que as dúvidas ou reclamações sobre locais onde possam haver focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, devem ser feitas exclusivamente pelo telefone (45) 3255-1234 e (45) 3255-1348, ou diretamente com a Coordenadora Edileuza Rossoni, na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Fortaleza, nº 165, Centro.


Arquivos

Nome Descrição Atualizado em: Download
Boletim Epidemiológico Dengue 30/06/2022 17:20
Boletim Epidemiológico Dengue 30/05/2022 13:40

Atualizado em: 23/05/2022 16:29h