Plano de retorno às atividades escolares de 2021

Publicado em: 03/02/2021 14:11 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu | Autor: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu

A Secretaria de Educação de São Pedro do Iguaçu, já iniciou os preparativos para o retorno às aulas. Diante de um cenário de pandemia, estuda meios para que isso aconteça em 18 de fevereiro, data inicialmente prevista pelo calendário escolar para o início do ano letivo de 2021.

A princípio, as aulas serão ministradas ainda de forma remota, e posteriormente através do ensino escalonado nas Escolas – parte dos alunos assistindo presencialmente às aulas e o restante fazendo isso remotamente, diretamente de suas casas – com atividades impressas, livros didáticos e/ou vídeos em grupos de WhatsApp, tão logo a situação epidemiológica da Covid-19 o permitir. Este processo será precedido de uma ampla adequação dos espaços, no primeiro momento nas 3 Escolas e posteriormente nos 3 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Rede Municipal de Ensino, onde mais de 701 alunos estão matriculados.

Para viabilizar estas adequações, a Secretária de Educação, Valdinete Santana Gavenda, e a Equipe Pedagógica, já entregaram anteparos e equipamentos de proteção individual (EPIs), nas Instituições de Ensino a fim de colocar todos os estabelecimentos em condições de atender os alunos e todas as salas com boa qualidade de segurança sanitária. Enfim, estão sendo adotadas medidas para permitir que os dois grupos, o remoto e o presencial/escalonado, possam aprender em condições de igualdade.

A volta às aulas em condições normais, só ocorrerá quando houver segurança sanitária. Considerando que no dado momento o Município de São Pedro do Iguaçu não tem sistema próprio de ensino, o referido está subordinado a legislação estatual de ensino, aos atos e deliberações do Poder Executivo Estadual, da Secretaria Estatual de Educação e Cultura, e do Conselho Estadual de Educação, nos moldes da Lei Estadual nº 4.978 de 05 de dezembro de 1964 (Artigo 29). Assim, visando evitar descumprimento de lei vigente e a qual estamos subordinados, é que orienta-se que o retorno das atividades presenciais, respeite a nova determinação governamental do Estado do Paraná.

Esse longo período de aulas sem contato direto entre alunos e professores, trouxe uma defasagem na aprendizagem e mesmo com todo empenho dos professores nas aulas remotas e auxílio por parte dos pais, não foi suprido a aprendizagem das aulas presenciais. Por isso, será empregado todo o esforço necessário para que haja esse retorno, pois, tomando todos os cuidados necessários, nossas escolas e Cmeis serão lugares mais seguros para nossos estudantes.

Para preparar o corpo docente para esta nova fase, a Secretaria Municipal de Educação também planeja a realização de formação pedagógica para os professores e encontro preparatório e informativo, sobre os cuidados e higienização do ambiente, para os funcionários de limpeza e cozinha antes do início das atividades do ano letivo de 2021.

O ensino remoto não é novidade, mas ainda necessita de conhecimentos sobre tecnologia por parte dos professores e também esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde nesta pandemia. São desafios jamais imaginados, mas que com certeza serão superados, ressalta a Secretária Municipal de Educação Valdinete.