A eleição para o Conselho Tutelar está chegando! Conheça os candidatos.

Publicado em: 25/09/2019 11:51 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu | Autor: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu

A eleição dos novos conselheiros tutelares está chegando. Todos os eleitores que possuem domicílio eleitoral em São Pedro do Iguaçu e regularizaram sua situação eleitoral até o dia 28 de junho de 2019 na Justiça Eleitoral, podem votar. A votação é direta, secreta e facultativa. Para votar, o eleitor deve apresentar o título eleitoral e um documento oficial com foto.

Ao todo, 17 candidatos concorrem às vagas para o Conselho Tutelar de São Pedro do Iguaçu. A eleição vai ocorrer em duas seções eleitorais: seção 01 na Casa da Cultura Janira Borges Correa; seção 02 no Centro de Múltiplo-Uso Américo Belini em Luz Marina, das 8h às 17h, no dia 6 de outubro. Cada eleitor poderá votar em apenas 1 candidato para o Conselho.

O Conselho Tutelar é um órgão público responsável pela proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Entre suas atribuições, o Conselho atende reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias e comunidades. O conselheiro escuta, orienta, aconselha, encaminha e acompanha os casos, aplicando medidas protetivas pertinentes a cada um deles.

Serão eleitos os cinco candidatos mais votados. O mandato dos novos conselheiros tutelares de São Pedro do Iguaçu será de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024. O processo de escolha dos conselheiros é coordenado pelo CMDCA e fiscalizado pelo Ministério Público.