Descarte Inteligente de Medicamentos

 

Publicado em: 26/02/2018 14:00 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu | Autor: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu

Whatsapp

 

Descarte Inteligente de Medicamentos

Descarte Inteligente de Medicamentos

Campanha de Descarte Inteligente de Medicamentos busca conscientizar a população.

Sabe aquele medicamento que você usa para melhorar um sintoma ou até mesmo para salvar vidas? Você sabia que ele pode ser prejudicial a outras pessoas e até mesmo ao meio-ambiente se não for descartado de forma correta e adequada. 

Restos de medicações sem o destino correto podem ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas resultando em reações adversas graves e intoxicações. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o Sinitox, os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações desde 1996.
 
Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.
 
 
Como descartar medicamentos corretamente?

 
A Farmácia Básica do Centro Municipal de Saúde Arlindo Baccin juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, desde 2017 vem trabalhando em parceria com a população incentivando para o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso. Sendo assim a Farmacêutica Aline e as auxiliares de farmácia Andréia e Graziele criaram uma caixa de descarte, onde esta fica disponível para a população na parte externa da farmácia do Centro de Saúde.

Visto que desde 2009, um regulamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possibilita que farmácias e drogarias participem de programas voluntários de coleta de resíduos de medicamentos para descarte pela população.

Esses resíduos de medicamentos, as embalagens, os objetos usados para ministrá-los têm como destino final o recolhimento por uma empresa especializada e  terceirizada onde  então será realizada a preparação para a incineração correta.

Cuidados com o consumo de medicamentos!

Lembre-se: o período e as dosagens de medicamentos prescritos pelo seu médico devem ser seguidos rigorosamente.

Além disso, evite a automedicação. Existem inúmeras doenças com sintomas parecidos e, mesmo para doenças iguais, os tratamentos podem variar de pessoa para pessoa. Somente um especialista pode determinar o tratamento correto para o seu caso.