Combate à Violência e Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

 

Publicado em: 05/09/2022 08:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Assistência Social

Whatsapp

 

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diferentes ambientes por eles frequentados. Dessa forma, dando continuidade as ações desenvolvidas durante o mês de maio, o qual é celebrado no dia 18 de Maio como o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.  A Secretaria de Assistência Social de São Pedro do Iguaçu juntamente com o Conselho Tutelar, CMDCA, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Secretaria de Saúde realizaram diversas ações de enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes com objetivo de mobilizar a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual durante o ano.

Essa iniciativa vem sendo realizada em diversos momentos, através de ações como   palestras que iniciaram no mês de maio,  ministrada pela Profissional Assistente Social Simone Ferrari, Blitz com entrega de panfletos orientativos, Capacitação da rede de proteção sobre  a temática ´´É Possível Prevenir Meu Aluno Em Sala de Aula´´  ministrada pela Dra. Dana Liza Martinicorena de Souza e apresentação teatral  ”O Encantado Mundo dos Tijolos Amarelos”  uma releitura do conto  do “Mágico de Oz” dirigida a todas as crianças de 04 a 12 anos e a rede de proteção do município. Este espetáculo buscou transmitir uma mensagem de prevenção ao abuso sexual infantil de maneira lúdica e leve, ensinando que são capazes de proteger o seu corpo e cuidar de seus sentimentos através do SABER/AGIR/SENTIR.

Denuncie!

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100, Polícia Militar, pelo número 190 ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também no Conselho Tutelar (45) 3255 1337, Unidades Básica de saúde, CRAS e CREAS.
 


Imagens