Oficina Horta Comunitária

Publicado em: 19/03/2020 08:43 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu | Autor: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu

Nos dias 10/02 a 05/03 de 2020, a Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental juntamente com os Gestores de Educação Ambiental, por meio do Programa Encontros e Caminhos e apoio do Departamento de Obras, realizaram a oficina Horta Comunitária nas dependências da Escola Especial Raio de Luz – APAE em parceria com a Escola Municipal Presidente Costa e Silva, envolvendo alunos do 4º ano “A” e da APAE.

O processo aconteceu por etapas. Inicialmente foi realizado avaliação do terreno, onde o mesmo passou por um processo de regularização, adubação orgânica para melhorar sua eficiência na produção de alimentos, construção de canteiros feitos de tijolos e pneus e plantio das mudas. A comunidade escolar também recebeu orientações em formato de palestra com o Engenheiro Agrônomo da Biolabore sobre: como realizar o plantio correto das mudas; a importância do consumo de alimentos saudáveis; o cuidado com a criação e manutenção da horta e a utilização da compostagem para diminuição dos resíduos orgânicos gerados em ambos  estabelecimentos.

O objetivo principal desta atividade é estimular e sensibilizar os alunos e demais membros da comunidade escolar, formação de hábitos saudáveis e consequentemente o consumo consciente no seu dia a dia.