I Batizado e Troca de Cordas da Capoeira

Publicado em: 06/05/2019 11:22 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu | Autor: Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu

A Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o I Batizado de Capoeira e Troca de Cordas das crianças e adolescentes que frequentam a Oficina de Capoeira que é realizada no município através do Projeto PROPPIJU.

O evento ocorrido no último sábado (27/04) a tarde no Ginásio de Esportes “Butinão”, contou com a presença do Prefeito Municipal, Francisco Dantas de Souza Neto, do Vice-Prefeito Jacir José Dalbosco e de sua esposa Nair Veiga Soares Dalbosco, que é Diretora da Escola Municipal de Luz Marina e uma das grandes incentivadoras do projeto de capoeira naquela localidade, da Secretária de Assistência Social Marley Marcia Morch Lubaski, da Secretária de Educação Valdinete Santana Gavenda, do Diretor de Esportes Andrei dos Santos,  da Coordenadora do CRAS Luzia Ingildo Bonjour dos Santos e da coordenadora do Projeto Proppiju Janelise Kolling.

O batizado e a troca de cordas é uma momento muito especial, no qual o aluno recebe a sua devida promoção. É conhecido como “batizado” o ato em que os alunos recebem a sua primeira graduação na Capoeira, devendo jogar com um Professor ou Instrutor da escola ABADÁ Capoeira para que ele possa assim concluir o cerimonial. Já a Troca de Cordas acontece entre os alunos que já foram “batizados” em anos anteriores, eles jogam com seus colegas da mesma graduação e com os Professores e Instrutores da ABADÁ Capoeira que participam e interagem com os mesmos. As graduações na capoeira são representadas por cordas coloridas e cada corda representa um nível.

O meio de Graduação é um instrumento motivacional para os praticantes da Arte Capoeira, ele representa sua posição hierárquica dentro da organização, promovendo assim, respeito e reconhecimento na Capoeira diante de seus colegas e sociedade.

O evento foi planejado pelo Programa de Proteção e Promoção Infanto Juvenil - PROPPIJU e pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) juntamente com o Instrutor de Capoeira Mario Dias de Meira Junior (Graduado Kaxopa).

Tivemos como convidado especial o Mestrando Apache do Rio de Janeiro, professor Matraca de Curitiba/PR, instrutores Júnior Cascavel de Cascavel/PR, Bigude Capão Bonito/SP, Porquinho de Jaraguá do Sul/SC, Marcão e Juá de Foz do Iguaçu/PR, Jacaré de Curitiba/PR, e graduados da Escola ABADÁ Capoeira.